Sem renovação de convênio, Campinas remaneja atendimentos de câncer do Hospital de Amor
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Campinas remaneja atendimentos de câncer do Hospital de Amor
Sem a renovação do convênio com a prefeitura, os atendimentos de câncer realizados pelo Hospital de Amor em Campinas (SP) passaram a ser remanejados, desde segunda-feira (1º), para unidades da rede municipal e outros serviços conveniados.
Em nota, a Secretaria de Saúde explicou que o contrato, encerrado no domingo (31), não pôde ser prorrogado porque o hospital entregou a versão final do plano de trabalho apenas na manhã de sexta-feira (29) e deixou de encaminhar parte da documentação exigida.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Conveniada desde 2018, a instituição é responsável por exames e procedimentos especializados pelo SUS, mas não atende demanda espontânea, recebendo somente pacientes encaminhados pela rede municipal.
Sem prazo
Questionada sobre prazos para renovação, a Prefeitura informou apenas que o processo depende da análise do plano de trabalho e da entrega dos documentos pendentes, sem previsão definida.
Enquanto isso, os atendimentos de pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde de Campinas ao Hospital de Amor seguem suspensos. Aqueles que já tinham consultas ou exames marcados estão sendo contatados e remanejados pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Derac).
A Prefeitura informou que o hospital, que possui unidades fixa e móveis, realiza mensalmente até 2.314 procedimentos de média e alta complexidade, como:
mamografia
ultrassom de mama; e
biópsia de colo uterino.
Além disso, oferece 32 procedimentos hospitalares, todos voltados ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer. O teto mensal do convênio era de R$ 150.478,79.
Exame no Hospital do Amor
Firmino Piton/Prefeitura de Campinas
Próximos passos
A Secretaria de Saúde explicou que será necessário firmar um novo convênio após análise completa do plano de trabalho e entrega de todos os documentos pendentes.
"Considerando os serviços já prestados, assim como a importância e a relevância do Hospital de Amor, há interesse da Secretaria de Saúde em continuar as negociações e formalizar um novo termo o mais breve possível", destacou a administração municipal.
O g1 procurou o Hospital de Amor. Em nota enviada na quinta-feira (4), a instituição disse que apresentou todos os documentos e informações solicitados. Veja a nota na íntegra:
"A Fundação Pio XII, instituição filantrópica responsável pela execução do Convênio firmado com o município de Campinas, informa que apresentou integralmente todos os documentos e informações solicitados, atendendo às demandas constantes do Portal SEI, cujo acesso é público e pode ser consultado por qualquer interessado para a devida comprovação.
A Entidade reafirma seu compromisso permanente com a transparência e com o atendimento rigoroso às solicitações dos órgãos públicos, prática que marca sua trajetória de mais de 60 (sessenta) anos de atuação.
Reiteramos, por fim, que a transparência, a ética e a responsabilidade social permanecem no centro da nossa missão, sempre em benefício da comunidade."
Orientação aos pacientes
O hospital não atende demanda espontânea; todos os casos são encaminhados pelo SUS.
Pacientes já agendados terão seus atendimentos remanejados pelo Derac.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas